Os jogos causam violência?

enter image description here
Imagem de Freepik

Os jogos digitais atualmente é um grande mercado, tanto de produtores quanto consumidores, tendo em vista o grande sucesso que os games tem tido, é razoável o questionamento sobre o impacto deles em nossa vida.

Com isso em mente, podemos pensar, será que jogos que usam violência em suas tramas podem ser causadores de comportamentos violentos nos seres humanos?

Há muito tempo que se discute se os jogos causam violência. Algumas pessoas acreditam que os jogos violentos podem levar as pessoas a cometer atos violentos na vida real, enquanto outras acreditam que não há relação entre os dois. Esse tema foi trazido novamente aqui no Brasil, pela ocorrência de atos violentos nas escola, até mesmo pelas falas do atual presidente da República, Inácio Lula da Silva, que condena os jogos pelos atos infelizes de violência, acusando erroneamente os games de matar mais pessoas do que a 2° Guerra Mundial.

Essas falas ultrapassadas, ofendeu toda a indústria e especialistas da área, que repudiaram a fala do presidente acerca dos jogos.

“Uma longa trajetória de pesquisa na área demonstra que a associação simplória entre games e violência é não apenas equivocada, mas possui o potencial de distorcer uma discussão séria sobre as raízes da violência”

Os jogos é entretenimento e ganha pão de muitos, pressupor que a existência de jogos violentos torna o ser humano violento, é uma ligação muito simples, que se dissolve em meio de várias outras razões para existência de pessoas violentas. Existem muitos outros fatores que podem contribuir para a violência, como o abuso de substâncias, problemas mentais, causalidade do meio, a falta de educação, a impaciência e ignorância das pessoas.

Contudo, é importante lembrar que os jogos são apenas uma das muitas influências que podem levar as pessoas a cometer atos violentos. Se você está preocupado com o impacto dos jogos violentos na sua vida ou na vida de seus filhos, é importante conversar com um profissional qualificado, e saber os motivos reais para tais comportamentos, já que muitos são facilmente influenciados, principalmente os pequenos.

Aqui estão algumas dicas para pais que querem proteger seus filhos dos efeitos negativos dos jogos violentos:

  • Converse com seus filhos sobre os jogos que eles jogam.
  • Pergunte-lhes sobre o conteúdo dos jogos e sobre como eles se sentem quando jogam.
  • Estabeleça limites sobre o tempo que seus filhos podem passar jogando jogos.
  • Incentive seus filhos a praticar outras atividades, como esportes, música ou leitura.
  • Monitore o comportamento de seus filhos.

Se você notar algum sinal de agressividade, procure ajuda profissional.

Culpar toda uma indústria pelo comportamento de pessoas com más intenções, é idiotice, pois cabe a cada um de nós comportar da forma devida, e os executores de maus feitos, estão perturbados muito antes de pensar em imitar um jogo.

Página inicial